Tel: (13) 3222.3311 13 97411.1629

Afinal, o que é Carie?

Curiosidades
A cárie é uma “doença” que provoca a deterioração do dente. Essa deterioração do dente está ligada diretamente ao estilo de vida do indivíduo tem, o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.

Para identificar a presença de uma cárie o paciente deve comparecer ao seu dentista pois apenas ele pode dizer com certeza se você tem cárie. Isto porque a cárie se desenvolve embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-la. Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), estes carboidratos são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem a estrutura do dente. Com o tempo, o esmalte do dente começa a fraturar por debaixo da superfície, enquanto a parte externa permanece intacta. Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída, a superfície se desmorona, expondo a cavidade de cárie.

É mais comum a cárie se desenvolver em fissuras das superfícies de mastigação dos dentes de trás, nos espaços entre os dentes e próximo à linha da gengiva. Mas, independentemente de onde ocorre, a melhor maneira de identificá-la e tratá-la, antes que se torne séria, é visitando seu dentista regularmente para avaliações periódicas.

Abaixo elencamos alguns cuidados que o paciente deve ter para diminuir a chance de formação de uma cárie:

• Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, e usar o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
• Faça avaliações regulares no dentista em uma clínica odontológica integrada. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.
• Tenha uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.
• Use produtos de higiene dental que contenham flúor, incluindo o creme dental e o enxaguatório.
Curtiu? Espalhe
Comente


Agende sua consulta
de avaliação
Endereço
Rua República do Peru, nº 56
Ponta da Praia - Santos/SP
11030-290

Como chegar?
Entre em contato
conheça a la santé
Levando sempre o melhor da odontologia aos nossos pacientes.