Tel: (13) 3222.3311 13 97411.1629

O Que é Diastema e Como Podemos Corrigir?

Tratamentos
Diastema na Odontologia é o nome dado aos espaços existentes entre os dentes, significando ausência de contato entre dois ou mais elementos consecutivos, que dá origem a um resultado estético insatisfatório, especialmente segundo os padrões estéticos atuais.

As causas dos diastemas podem ser fisiológicas ou patológicas. Os diastemas fisiológicos são aqueles que fazem parte do desenvolvimento normal da dentição e da oclusão. Na dentição decídua (dentes de leite) é normal e desejável a presença de espaços generalizados entre eles, porque o número de dentes é menor do que o que teremos na idade adulta. Esse espaço também é necessário quando da irrupção dos incisivos centrais superiores permanentes, em que se observa um espaço entre os mesmos, iniciando uma fase de desenvolvimento da dentição infantil denominada de "patinho feio" que, na maioria dos casos, persiste por um tempo de 3 a 4 anos.

Já as causas patológicas podem ocorrer devido a algum habito parafuncional como chupar dedo, uso prolongado de mamadeira ou chupeta por exemplo. Esses hábitos podem levar ao desenvolvimento de diastemas por que exercem pressão contra os dentes, muitas vezes de forma exagerada.

O tratamento para os diastemas na maioria das vezes vai ser ditado pela causa do problema. Na dentição mista, a frequência do diastema entre os dentes da frente, representa cerca de 70% dos casos e, em 82% dessas situações, ocorre o fechamento espontâneo sem nenhuma intervenção ortodôntica.

Já nos diastemas patológicos necessitam de intervenção mecânica através do uso de aparelhos ortodônticos. Portanto, o exame detalhado do paciente e sua correlação com a fase do desenvolvimento da oclusão e com o fator causador determinarão o melhor tratamento e a melhor época para fechamento do espaço.

O tratamento dos diastemas, além de ser individualizado, requer domínio da mecânica ortodôntica (melhor que seja realizado por um especialista em ortodontia) e, também, o conhecimento dos fatores causadores, pois existe forte tendência para reabertura do espaço, mesmo após o fechamento ortodôntico e contenção do espaço fechado. A fase de contenção é de grande importância. A contenção ou estabilização deve ser mantida até que os tecidos voltem a seu estado normal. Entretanto, se os fatores que causam o diastema não foram eliminados em sua totalidade, este pode voltar a abrir.

Além do tratamento ortodôntico, alguns diastemas menores podem ser resolvidos ou fechados através de lentes de contato dentais de porcelana ou restaurações estéticas em resina, dessa forma você aumenta ligeiramente a estrutura dos dentes vizinhos ao espaço até o fechamento total do mesmo.

Se você possui diastemas ou qualquer outro problema de posicionamento dentário, procure um ortodontista especialista.

Aqui na La Santé Clínica, disponibilizamos os melhores sistemas, materiais e profissionais da ortodontia.
Curtiu? Espalhe
Comente


Agende sua consulta
de avaliação
Endereço
Rua República do Peru, nº 56
Ponta da Praia - Santos/SP
11030-290

Como chegar?
Entre em contato
conheça a la santé
Levando sempre o melhor da odontologia aos nossos pacientes.