Tel: (13) 3222.3311 13 97411.1629

Ortodontia ou Implante: o que devo fazer se eu perdi um dente?

Tratamentos
São cada vez mais comuns em nossa clínica, pacientes que aparecem com a dúvida do que fazer em caso de perda de um dente posterior (dentes do fundo) como um molar, por exemplo, tentar fechar o espaço com aparelho ortodôntico ou colocar um implante dental no local.

Casos como esse devem ser avaliados de uma forma muito minuciosa por uma equipe interdisciplinar, contendo um ortodontista e um implantodontista. Isso porque alguns fatores devem ser avaliados para determinar a melhor terapêutica para o caso.

Um dos pontos a ser levado em consideração, é a relação de mordida que o paciente tem após a extração. Se o paciente tem uma oclusão perfeita, o espaço para o dente perdido ainda está intacto e não existe necessidade de nenhuma outra correção na disciplina ortodôntica, não vai fazer sentido iniciar um tratamento ortodôntico para tracionar o dente (puxar o dente seguinte) para fechar o espaço do dente perdido. Primeiro por se tratar de uma movimentação muito difícil de ser realizada sem qualquer efeito colateral para a mordida do paciente, como o dente tracionado inclinar ou você perder a melhor oclusão de dentes vizinhos por exemplo. Além disso, um tratamento ortodôntico é sempre um tratamento mais longo, ou seja, esse paciente vai entrar em um procedimento de anos que poderia ser resolvido de uma forma mais rápida e simples com a reposição por um implante dentário.

Porém se esse paciente apresenta outras necessidades de melhora quanto ao alinhamento de dentes, mordida ou até mesmo perda parcial do espaço conquistado pela extração, esse paciente deve passar por um tratamento ortodôntico. Durante o tratamento o ortodontista vai avaliar oque é melhor ser feito quanto ao dente perdido, se é a tração de dentes posteriores para fechamento de espaço, ou o uso de molas para que o espaço volte ao seu tamanho normal, e assim que o tratamento ortodôntico seja concluído, possa ser realizado o implante odontológico.

É importante lembrar que o caminho correto em uma terapêutica odontológica é que correções ortodônticas (se necessárias) sejam feitas antes da instalação de implantes odontológicos, já que a partir do momento que o implante está instalado movimentações ortodônticas ao redor ficam muito complicadas e em uma grande parte dos casos contraindicada.

Por isso em caso de dúvidas sempre procure o seu cirurgião dentista, de preferencia em casos como esse com uma equipe interdisciplinar. Somente dessa forma, com profissionais especializados e capacitados, você vai ter garantia de que o seu diagnóstico e plano de tratamento sejam elaborados com precisão e segurança.

Lembrando que se você procura uma equipe odontológica interdisciplinar, você pode encontrar todos os especialistas da odontologia aqui na La Santé Clínica – Odontologia e Saúde. Será um prazer imenso atende-lo.
Curtiu? Espalhe
Comente


Agende sua consulta
de avaliação
Endereço
Rua República do Peru, nº 56
Ponta da Praia - Santos/SP
11030-290

Como chegar?
Entre em contato
conheça a la santé
Levando sempre o melhor da odontologia aos nossos pacientes.