Tel: (13) 3222.3311 13 97411.1629

Qual a diferença entre Ortodontia e Ortopedia funcional dos Maxilares?

Tratamentos
Existem duas áreas hoje na odontologia que são responsáveis por lidar com problemas de mau posicionamento dentário ou ósseo das arcadas: ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares. Embora ambas pareçam muito semelhantes e utilizem aparelhos dentários para a correção da arcada, as especialidades apresentam diferenças essenciais no que diz respeito a fundamentação e conceituação.

A ortodontia é uma especialidade formalmente reconhecida como aquela que estuda, diagnostica e trata problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da mordida, face e arcos dentários. De forma simplificada, a ortodontia se concentra na utilização de aparelhos fixos e ativos ou alinhadores removíveis no caso do Invisalign, que aplicam força externa para movimentar os dentes ou alterar a forma do maxilar.

Já a ortopedia funcional acredita nas forças naturais produzidas por todo o sistema corporal. O aparelho utilizado nesta técnica é removível e exerce uma força passiva e de pequena intensidade, que apenas estimula os nervos sensoriais da boca de modo que o próprio sistema responda com a remodelação das estruturas ósseas e musculares.

De modo geral, aparelhos de ortopedia funcional são mais utilizados em crianças ou adolescentes. Pois nesses pacientes ainda haverá crescimento ósseo, e dessa forma os estímulos gerados podem influenciar o desenvolvimento correto do sistema bucofacial. A ortodontia pode ser aplicada a todas as faixas etárias, desde que haja saúde bucal – isto é, sem cáries, lesões na boca ou comprometimento das estruturas periodontais.

Ambas as técnicas buscam a harmonia do contorno dos arcos dentários por meio de forças adicionais que operam em busca da normalização da saúde bucal. Vale lembrar que a correção do posicionamento dos dentes não é apenas uma questão de estética, mas também funcional, evitando danos à articulação da face, perdas dentárias, inflamações gengivais e até desiquilíbrios faciais.

Por isso, é sempre importante salientar a necessidade de se consultar com um especialista quando o assunto é ortodontia ou ortopedia dos maxilares, somente esse profissional vai saber diagnosticar, planejar e tratar da melhor maneira possível o seu caso individualmente.
Curtiu? Espalhe
Comente


Agende sua consulta
de avaliação
Endereço
Rua República do Peru, nº 56
Ponta da Praia - Santos/SP
11030-290

Como chegar?
Entre em contato
conheça a la santé
Levando sempre o melhor da odontologia aos nossos pacientes.