Tel: (13) 3222.3311 13 97411.1629

Quando devo procurar um Ortodontista?

Tratamentos
É de consenso geral que dentes alinhados e uma mordida correta garantem boa parte da beleza de um sorriso e por consequência um belo cartão de visitas para qualquer pessoa.

Porém quando alguém apresenta dentes apinhados, projetados, ou ainda mordidas cruzadas, por exemplo, não existe apenas um comprometimento da aparência dela, como também pode resultar em problemas na mastigação, fala, respiração, dores de cabeça e até mesmo dores que se estendem dos ouvidos até o pescoço.

A partir dos seis anos de idade ou quando o paciente começa a troca dos dentes de leite pelos permanentes é a idade ideal para diagnosticar e tratar problemas ortodônticos instalados ou prestes a se desenvolver.

Nem sempre um sorriso aparentemente alinhado é garantia de que o paciente tem uma mordida correta e sem problemas funcionais. Por isso é sempre importante uma avaliação feita por um dentista especialista em ortodontia.

Em alguns casos, quando há suspeita ou diagnóstico de um problema mais acentuado ou alguma deformidade craniofacial, é importante levar a criança ao especialista bem cedo. Um exemplo clássico é quando o encaixe dos dentes se dá de forma invertida. É a chamada ‘mordida cruzada’. Outra situação que merece atenção especial é o prognatismo, quando uma das arcadas cresce ou se desenvolve mais em relação à outra. Já quando se desenvolve menos chamamos de retrognatismo.

Para avaliar a necessidade de uso de aparelhos, é necessário um bom exame clínico e diagnóstico feito por um profissional qualificado e munido de exames complementares como radiografias e cefalometrias.

Os aparelhos ortodônticos ou ortopédicos também estão indicados quando o tamanho ou a forma das arcadas dentárias resulta na perda de eficiência ou limitação da função mastigatória, da respiração e até mesmo da fala. Há pacientes que, ao abrir a boca, sempre ouvem um estalo e aqueles que, por já terem dentes mal posicionados, não conseguem fechar a boca corretamente. Para esses, o tratamento é fundamental no sentido de devolver o bem-estar e a confiança de poder falar e se alimentar normalmente, sem constrangimentos.

O importante é a regularidade com que o paciente frequenta a clínica de ortodontia para fazer os ajustes necessários. Mesmo que no início incomode um pouco, grande parte do sucesso do tratamento é justamente a participação do paciente, que deve seguir à risca todas as orientações e não descuidar da higiene bucal durante o período em que estará usando aparelho e mesmo depois, para ter uma boca saudável.

Sempre é importante lembrar que não existe idade limite para tratamentos ortodônticos. O paciente pode ter 70 anos de idade, o importante é uma boa avaliação clínica do caso dele para verificar as limitações e necessidades do caso em específico. Por isso sempre procure um dentista realmente especializado em ortodontia, dessa forma você pode ter maior segurança de que o tratamento vai ser tocado de maneira correta e segura.

A La Santé Clínica disponibiliza em sua equipe um ortodontista especialista, se você tem qualquer dúvida ou vontade de tratar o posicionamento dos seus dentes procure a gente! Será um imenso prazer atender você e a sua família.
Curtiu? Espalhe
Comente


Agende sua consulta
de avaliação
Endereço
Rua República do Peru, nº 56
Ponta da Praia - Santos/SP
11030-290

Como chegar?
Entre em contato
conheça a la santé
Levando sempre o melhor da odontologia aos nossos pacientes.