Tel: (13) 3222.3311 13 97411.1629
Tratamentos
Agende sua consulta
de avaliação

Cirurgia (Bichectomia) - Bichectomia ou Extração das Bolas de Bichat

Dentistas em Santos - Bichectomia ou Extração das Bolas de Bichat
Bichectomia, significa a retirada da Bola Gordurosa de Bichat. Bola de Bichat é uma estrutura anatômica e ganhou esse nome devido ao anatomista que a descobriu, o francês Xavier Bichat. Essa Bola Gordurosa situa-se entre dois músculos da face ( masseter e bucinador) e sua localização anatômica abaixo das bochechas deixa o rosto mais arredondado e com aspecto infantilizado, além de ser a principal responsável em fazer volume para o lado interno da boca, o que leva as pessoas a morderem suas próprias bochechas causando desconforto e lesões.
            A cirurgia de Bichectomia é uma cirurgia estético funcional que mesmo realizada por indicação funcional pois diminui o volume interno das bochechas evitando o ato de se morder, tem como consequencia estética da remoção da Bola de Bichat o afinamento da face.
Porém, a indicação é primordialmente funcional.
            O procedimento cirúrgico deve ser realizado após a avaliação precisa do paciente, anamneses detalhada e análise dos fatores indicaticos ao procedimento. Ë feita um incisão pequena na região interna da bochecha a partir de uma técnica especializada, que leva a delicada remoção da estrutura, e então são dados alguns pontos de sutura.
A origem e necessidade fisiológica da Bola de Bichat estão ligadas à proteção de estruturas neurovasculares, e no recém nascido, pode ser facilmente notada (por isso toda criança é bochechudinha!) existe para impedir que os lábios colabem durante a amamentação, mas muito diferente de outras estruturas gordurosas do corpo, sofre pouquíssima ação celular de queima ao longo da vida. Isso leva pessoas de todas as idades a desejarem sua remoção, pois mesmo magras, ainda possuem volume indesejado nas bochechas.
            A remoção da Bola de Bichat é feita preferencialmente entre 20 e 45 anos pois após a cirurgia os tecidos internos e externos se reacomodam na face de forma natural, interrompendo a queixa da mordedura interna das bochechas. Outro fator muito discutido é que a face, agora SEM o peso da gordura facial ( aprox. 4gr) sofre menor ação da gravidade, e consequentemente menos formação de rugas no terço médio da face, como bigode chinês e região perioral.
            A cirurgia é definitiva, pois uma vez removida, um novo acúmulo de gordura se dá em outras regiões. Isso acontece porque supostamente a função é valorizada no recém nascido, e não é estritamente necessária no adulto.
            O tempo de proceidmento é de 30 a 45 minutos, e o paciente deve permanecer em repouso com os devidos cuidos pós operatórios por no mínimo 3 a 5 dias. Além disso, medicações e terapias acessórias são aplicadas até que o processo final de cicatrização aconteça, o que ocorre em media em 15 dias. Os resultados estético funcionais porém aparecem após 3 meses, onde o paciente não efetua mais a mordedura das bochechas pois tem seu rosto mais fino pela excisão da estrutura gordurosa. 
Endereço
Rua República do Peru, nº 56
Ponta da Praia - Santos/SP
11030-290

Como chegar?
Entre em contato
atendimento@lasanteclinica.com.br
13 3222.3311
13 97411.1629
conheça a la santé
Levando sempre o melhor da odontologia aos nossos pacientes.